quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bierbrau

A bebida do brasileiro é a cerveja sem dúvidas mas, nunca tivemos uma cultura de apreciar cervejas, já que existe uma tríade das cervejas nacionais (Brahma, Skol e Antártica) e que finalmente está se ruindo com novas marcas, como Devassa e Proibida. Porém, enganam-se, como também me enganei, os que acham que só existem estas marcas no Brasil. 

Cerveja Nacional da marca OPA
(Foto: Luana Gomes)
 Mas não vou entrar em detalhes históricos, políticos e sociais para explicar a expansão do mercado de cervejas especiais (importadas, nacionais, artesanais e algumas de fábricas maiores, mas com rigor de qualidade altíssimo). O que importa é que em Teresina já temos uma loja onde possamos degustar (e levar pra casa) essas maravilhosas obras divinas. 

A Bierbrau surgiu em meados dos meses de julho/agosto de 2011, para alegria de muitos e muitos apreciadores de cerveja desta terra quente. Eu que iniciei minha carreira de bebedor de cerveja pelo fim de 2009, sempre gostei de ver alguns rótulos novos que apareciam em supermercado, e quando o dinheiro permitia comprava alguma cerveja nunca antes tomada. Hoje quando bate essa vontade de tomar uma cerveja diferente já tenho um lugar especifico pra isso.

(Foto: Luana Gomes)
Minhas impressões: O espaço é bem pequeno, cabe cerca de 4 mesas com 5 cadeiras cada, que já dá pra ficar bem apertado, mas não vejo isso como um ponto negativo, afinal de contas é uma loja e não um bar. É possível degustar lá, mas não dá pra fazer uma festa, por exemplo, pois foge completamente do sentido do lugar. A quantidade de rótulos é impressionante, visto que a loja não tem nem um ano e já conta com mais de 150, e de diversos países. O atendimento é impecável. E além disso, os donos sempre sugerem alguma cerveja, e te explicam (muitas vezes) sobre a cerveja escolhida ou sobre aquela que você achou o rótulo bonito e quer experimentar, para que não se arrependa da escolha.

Quanto aos preços, depende da cerveja. Pra quem está acostumado a pagar R$3,50/ R$4 numa cerveja de 600 ml pode até assustar o preço de algumas, mas compreenda que as cervejas ali nem sempre são feitas em larga escala como as famosas do Brasil. Mas na maioria das vezes vale cada centavo pago (sempre vai haver um tipo que você não irá gostar, como eu não gostei das de frutas). 
Minha preferida de todas as que
provei até hoje é a Paulaner.

Algumas das cervejas nacionais à venda na loja que me lembro são a Backer (a bierbrau é o distribuidor desta marca aqui no Piauí, até onde sei), a Bamberg, Coruja Alba (ainda não experimentei nenhuma desta), SaintBier e OPA. 
Existem alguns kits de degustação da Backer que a loja vende, além de outros kits com cervejas importadas e taças. E se desejar você mesmo pode montar seu kit de degustação. É uma ótima dica para presente.

No mais, vale à pena ir fazer uma visitinha e tomar nem que seja uma, para sentir o gosto de uma cerveja diferente do que se está acostumado a tomar. 

A loja funciona normalmente até as 20h da noite, mas às vezes fica aberto até um pouco mais tarde. A Bierbrau fica localizada na Rua Visconde da Parnaíba, 1320.

0 comentários:

Postar um comentário